Roberta Ramos Vital Inicia seus estudos de Ballet Clássico em 2008, na Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, onde concluiu sua formação pautada no Ballet Clássico e na Dança Contemporânea e Moderna; contando ainda com aulas de condicionamento físico, danças folclóricas, entre outros.
Em 2017 inicia sua experiência profissional no Ballet Stagium, onde teve a chance de trabalhar com Marika Gidali, e de dançar as obras de Décio Otero. Na mesma época passa a integrar a Companhia Jovem da Escola de Dança do Theatro Municipal de Sp, sob a direção de Priscilla Yokoi, por onde permaneceu por 3 anos aprimorando-se artisticamente.
Em sua carreira ela foi convidada para o papel da Fada Açucarada no Quebra-Nozes de 2017 no Theatro Municipal; também participou dos 40 anos de Kuarup ou A Questão do Índio, com a Cia Stagium, e realizou a ópera Amor Brujo, com a Cia espanhola La Fura del Baus.
Em 2017 Roberta passa a dar aulas de Ballet e Jazz Dance na Oficina Corpo e Arte; ministrando aulas como convidada em outras escolas e workshops.